terça-feira, 26 de abril de 2011

Manchas de mofo

Meninas!

Atendendo o pedido da querida Thaís, que pediu dicas para remover mancha de mofo, aqueles famosos pontinhos pretos, que insistem em penetrar nas tramas de tecidos de vários tipos, compartilho com vocês as dicas que achei mais "tchubarubas" como diz a Mari Melo do Brincando de Casinha. Como não sabia exatamente qual o tecido e pensando em outras leitoras que talvez tenham este problema, selecionei algumas dicas garimpadas na net...

Remover manchas em: tecido acrílico, algodão, linho, modacrílico, náilon, olefina, poliéster e spandex.

A maioria das manchas de mofo pode ser removida durante a lavagem se forem umedecidas antecipadamente. Se a mancha persistir, teste a firmeza das cores do tecido. Se a cor não mudar, cubra a mancha com uma pasta feita com suco de limão e sal. Em algodão e linho, faça uma pasta com alvejante, água e gotas de amônia. Deixe a pasta cobrir a mancha por 15 a 30 minutos. Borrife com água e lave novamente.


Outra dica: Mancha de mofo nos tecidos sai fervendo a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água

Fonte: OZ!

Mofo: Ferva a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água.


Mofo de roupas: Se o tecido for lavável, molhe a mancha com leite cru e deixe exposto ao sol até o leite secar, se necessário repita a operação.

Pode também, substituir o leite por suco de limão, principalmente se o tecido for branco. Depois lavar com água e sabão e pendurar num cabide, ao sol.

Algumas manchas de mofo que aparecem com pontinhos pretos são muito difíceis de sair; mas experimente deixar a peça de molho em água bem quente com sal, deixando-a mergulhada até que a água esfrie. Em seguida leve ao sol, colocando sobre cada mancha sumo de limão e sal, deixando ficar por muitas horas. Depois lave normalmente.

Se o mofo for avermelhado, mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá. Leve ao fogo deixando ferver por algum tempo. Depois, enxágüe e exponha ao sol para quarar um pouco. Enxágüe novamente e deixe secar.

Nos tecidos de cor é só mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Lavar em seguida o local com água morna e vinagre branco.

Proceda da mesma forma se as suas toalhas de banho ou rosto estiverem manchadas de mofo.

Fonte: Qdicas

Dica do tempo da vovó: colocar a roupa quarar ensaboada no sol.

E tem também a dica da Fabíola, também leitora do blog. Uma vez ela me contou que uns quadrinhos de tecido no quarto da filha dela ficaram com esses malditos pontinhos pretos, ela borrifou um pouco de tira limo (esses da marca conhecida por acabar com a "neura"da limpeza) e depois esfregou com escova delicadamente.


De qualquer maneira, independente das dicas que você for seguir, sempre é bom testar numa parte do tecido que ficará mais escondida ou até num tecido semelhante.

Agora vou ficar procurando tecido mofado aqui em casa para testar, quase nem tem, rsrsrsrsrsr!

Espero que tenha ajudado. Se precisarem de mais, escrevam um comentário ou enviem e-mail, ok?

Imagem fonte: Qdicas

Beijos,

Cris

Um comentário:

  1. Boa Tarde.
    Meu nome é Emilly e estou com um problema ha alguns dias a tras lavei as camisas de manga curta de meu marido e ao estender coloquei uma listrada clara com uma preta e a preta acabou manchando a listrada e so fui ver na hora que recoli do varal ... Oque faco meu marido ta p... comigo kkk e ja usei algumas coisas e nao deu certo .. Alguma dica ..

    Beeijoos .

    ResponderExcluir